De norte a sul e de leste a oeste, o Brasil é repleto de paraísos naturais que não estão inseridos nos tradicionais roteiros de viagens, como, o Parque Estadual de Jalapão, no Tocantins. Pouco conhecido e bastante selvagem, a região abriga um dos mais importantes biomas brasileiros.
O parque é uma mistura de deserto com savana e sua paisagem, cheia de cores, revela a mudança do cerrado para a caatinga. Os amantes da natureza não podem deixar de conhecer Jalapão e aproveitar as águas cristalinas dos seus vários rios e cachoeiras.
A melhor época para conhecer a região é entre os meses de maio e setembro, onde as estradas estão em melhores condições.


Mateiros
A cidade é uma das que integram o do parque e abriga as melhores pousadas da região, assim como cachoeiras, dunas e mirantes. Mateiros fica a 162 km de Ponte Alta do Tocantins – município considerado a porta de entrada do Jalapão.
Dunas
Não é preciso ir ao Egito e nem ao nordeste para apreciar lindos bancos de areias naturais. Um dos pontos turísticos mais cobiçados de Jalapão são as enormes dunas de areias alaranjadas que chegam a 40 metros de altura. O melhor lugar para curtir o pôr do sol é do alto de uma gigantesca duna. Para fazer o percurso é importante ter um carro 4×4.
Como chegar: caso esteja em Mateiros, pegue a estrada de terra para Ponte Alto do Tocantins. Percurso: aproximadamente 37 km.
Fervedouro
Um espaço de alegria e descontração e perfeito para toda a família, inclusive crianças, são os Fervedouros. As águas cristalinas brotam de nascentes em meio a areias extremamente finas. Os poços produzem o fenômeno de ressurgência da água, que impede que o banhista afunde. O fervedouro está em meio à vegetação fechada e cercado de bananeiras.
Como chegar: saindo de Mateiros, o acesso é pela estrada São Félix do Jalapão. Percurso: aproximadamente 34 Km.
Mirante
A Serra do Espírito Santo é a responsável pelas dunas coloridas de arenito que se formam aos seus pés e é o grande cartão-postal da região. O mirante em direção ao cume apresenta uma vista belíssima. É importante estar bem preparado fisicamente. Você vai gastar cerca de 30 minutos na subida íngreme e mais 45 de caminhada.
Como chegar: com partida de Mateiros, o acesso é pela estrada para Ponte Alta de Tocantins. Percurso: aproximadamente 23 km de terra.
Rio Novo
O Rafting nas corredeiras do Rio Novo é uma das atividades mais concorridas do Jalapão. A aventura percorre um trecho de seis quilômetros rio abaixo e dura cerca de três horas. Outros esportes radicais também são praticados no rio, como a canoagem, o rapel, a bóia-cross e a acquaride.
Como chegar: saia de Mateiros e pegue a estrada para a Ponte Alta do Tocantins. Percurso: aproximadamente 45 km.
Cachoeira da Velha
A maior cachoeira do Parque Estadual de Jalapão tem 20 metros de queda d’água e cerca de cem metros de largura. Forma dois semicírculos e fica próxima a prainha, com águas calmas e areias finas.
Como chegar: saindo da cidade de Mateiros, o acesso é pela estrada para a Fazenda Triagro. Percurso: aproximadamente 122 km de terra.
Uma curiosidade: no parque não há energia elétrica e o celular é apenas mais um objeto, já que a região do Jalapão não tem sinal de telefonia! O destino é ideal para os viajantes que querem fugir de tudo e ficar próximo à natureza!



Nenhum comentário:
Postar um comentário