domingo, 27 de outubro de 2013

Brasil- Pará

Ilha de Marajó



    Maior ilha fluviomarinho do mundo, a Ilha de Marajó é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Dividida em 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, mangues e igarapés, forma um cenário perfeito para quem pretende desvendar um pedaço quase intacto da selva amazônica. O ponto de partida da viagem é Belém, de onde saem barcos e balsas rumo à Soure, a "capital" da ilha, alcançada depois de cerca de três horas de navegação. É nesta área que estão as melhores praias - do Pesqueiro, Barra Velha e Joanes -, as melhores hospedagens e restaurantes, além de boa parte dos 250 mil habitantes da região.

Barra Velha: Praia e mangue formam cenários surreais<br>



    Com tanta diversidade, Marajó promove experiências únicas. A mais interessante delas é montar no lombo de um búfalo para um passeio. Símbolos da ilha, os animais são vistos em grandes manadas nas extensas planícies ou dispersos nas modestas áreas urbanas, onde são usados como táxi e montaria para a polícia. No Carnaval, fazem sucesso puxando carroças equipadas com caixas de som, numa versão local dos trios elétricos baianos. 



    Habitat de grande variedade de peixes e pássaros, o arquipélago oferece muitas atividades em meio à natureza, realizadas nas fazendas. Entre elas estão observação de guarás - ave típica de penas vermelhas -, pesca, a focagem de jacarés e passeios de barco pelos igarapés. Os fãs dos esportes de aventura também se divertem na área com a prática de caminhadas na selva, rafting e ciclismo pelas praias. 
 

Museu do forte



Fundada em 1616, a cidade de Belém tem sua primeira construção alicerçada em um forte de madeira e palha, denominado Forte do Presépio, de onde partiu as primeiras ruas e demais construções do núcleo inicial de colonização da cidade. Após os vários usos militares da fortificação e das modificações arquitetônicas implementadas, o Forte foi revitalizado para uso museológico. Em 2002, foi inaugurado o espaço museológico do Forte do Presépio, comportando dois circuitos expositivos: o primeiro (área externa) compreende o “Sítio Histórico da Fundação de Belém” e é composto pela própria edificação com seus vestígios arquitetônicos e artilharia militar. O segundo (área interna) que compreende o “Museu do Encontro” versa sobre o processo de colonização portuguesa na Amazônia. O acervo pertencente ao Museu é formado por diferentes artefatos indígenas, como líticos, cerâmica marajoara e tapajônica, além da coleção de muiraquitãs, proveniente de vários sítios arqueológicos. Ainda em seu acervo, encontra-se a cultura material proveniente do próprio sítio histórico e seu entorno, bem como artefatos e fotos de alguns grupos indígenas contemporâneos.


 Bosque Rodrigues Alves








O Bosque Rodrigues Alves, inspirado no Bois de Bologne (Bosque de Bolonha), em Paris, é um pedaço da floresta Amazônica preservado no meio da cidade. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.
Entre as coleções estão mais de 80 mil espécies de plantas vasculares e espéciessilvestres, especialmente as que estão ameaçadas, assim como milhares de espécies cultiváveis de importância econômica e seus correspondentes silvestres.A fauna é rica de espécies regionais, abrigando animais em cativeiro e outras espécies em liberdade. Conta ainda com um aquário com várias espécies originárias da amazônia, um orquidário, lagos, grutas, cascatas e até uma réplica de montanha.
Além disso, a Coordenadoria de Fauna recebe alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e técnicos em Manejo de Fauna e utiliza os mesmos nas atividades de rotina e no desenvolvimento de projetos de pesquisa mais específicos. O objetivo é a análise e avaliação da biologia das espécies animais do Bosque, formação de banco de dados sobre a fauna amazônica e atividades inter-institucionais.
Visitação: de 3ª a domingo, das 8 às 17h.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 2453 - Marco


 Igreja da Sé
A Catedral da Sé no dia de sua reabertura ao público desde a recente restauração (Foto de Myrian Leal Maia)

     Primeira igreja de Belém, dedicada a N. Sra. das Graças. Em 1723 o Rei D. João V ordenou sua construção, mas as obras duraram muito tempo e o trabalho foi interrompido de 1761 até 1766. A colaboração de Landi na igreja catedral inicia no fim de 1758 inicio de 1759 com um projeto de completamento que já previa a construção da capela mor com seus anexos, a sacristia e a sala pontifícia. 
   O projeto de Landi será realizado somente durante o mandato do bispo Frei D. João Evangelista Pereira no final de 1772. 
     A Landi se deve também o completamento da fachada com o seu coroamento e as duas torres. No interior, são seus os desenhos das decorações das capelas laterais, os braços do transeto e da capela mor, além dos púlpitos, o órgão e o para-vento  Hoje restam apenas as decorações das capelas laterais. O edifício é tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Brasil-Rio Grande do Norte


Areia Branca

Como o próprio nome já diz, Areia Branca é conhecida por suas belas praias paradisíacas, suas belas dunas e falésias, sem deixar de citar as "pirâmides" de sal das salinas do município.


Principais Pontos Turísticos de Areia Branca:


Ponta do Mel



Ponta do Mel é o único lugar do planeta onde o sertão encontra o mar. O jornal Folha de S. Paulo definiu o lugar como um "vilarejo perdido no tempo, rodeado por falésias coloridas, dunas claras e rosadas, voltadas para o mar potiguar. Sem falar na sua gente simpática e receptiva, cheia de histórias para contar".

Extremoz 

     O município de Extremoz está localizado no estado do Rio Grande do Norte, a cidade recebeu este nome pela sua localização geográfica ao norte da capital. Extremoz possui belas praias e oferece aos turistas várias opções de lazer.



Principais Pontos Turísticos de 

Genipabu
Genipabu - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de  Extremoz




     Destaca-se por imensas dunas e por uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região oferece passeios de "buggies", jangadas e dromedários. As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade.

Passeio de Dromedários: www.dromedunas.com.br 



Praia de Pitangui
Praia de Pitangui - Roteiros Turísticos - Pontos Turísticos de  Extremoz



    

       A Praia de Pitangui localiza-se a 30 quilômetros da Catedral Metropolitana de Natal, no município de Extremoz.  A vila de Pitangui é cercada por belíssimas dunas onde se pode fazer inesquecíveis passeios de buggy tanto pelas dunas quanto pela praia. A principal duna se chama dunas douradas, que pela sua extensão se tem a impressão que está em um deserto. 



      Bem próximo a vila além dos passeios nas dunas tem a cachoeira de Pitangui onde pode-se ao abrigo de uma sombra refrescante sentado em mesas colocadas dentro do pequeno riacho saborear algumas petiscos da região, como espeto de camarão, lagosta ou ginga com tapioca, além dos já tradicionais espetos, ula-ula e outros drinks.


Natal 



     O estado do Rio Grande do Norte é dividido no seu litoral pela capital – Natal, com suas seis praias urbanas e pelas praias localizadas no Litoral Norte e no Litoral Sul. As dunas localizadas em municípios da Região Metropolitana de Natal no Rio Grande do Norte, estão entre as mais belas paisagens do nordeste; sua descida, feita em bugguies, tornou-se programa favorito dos turistas.



   Existem passeios tanto para o litoral norte, como para o litoral sul, todos que proporcionam além do tradicional banho de mar, também banhos em lagoas de água doce, em que algumas tem além de bares e restaurantes a prática de esportes pra lá de radicais, são o aerobunda (descidas aéreas nas lagoas) e o ski-bunda (descidas de skates nas dunas com chegada na lagoa).



Principais Pontos Turísticos de Natal 


Praia da Ponta Negra
Praia de Ponta Negra - Natal










    A Praia de Ponta Negra é uma famosa praia de Natal. Excelente para o banho, a praia ganhou também um calçadão, iluminação e policiamento, proporcionando assim, uma grande infra-estrutura com bares, restaurantes, hotéis e shoppings. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. A noite em Ponta Negra é agitada, entre os atrativos, são as ruas com vários bares e discotecas para animar os turistas e visitantes, além do tradicional forró pé de serra, dança tipicamente nordestina.



Morro do Careca 
Morro do Careca - Natal




      O Morro do Careca é o principal símbolo turístico e cartão postal da cidade do Natal e fica localizado na Praia da Ponta Negra. Com suas areias brancas e sempre em movimento é contemplado com uma vegetação própria e enriquecido com uma pequena enseada. 



Praia da Via Costeira
Via Costeira - Natal




      A praia da Via Costeira fica no centro da cidade, são 9 Km de praias e dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, a beira mar, hotéis com arquiteturas arrojada. Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções. Acessos pela praia da Areia Preta ou pela Estrada de Ponte Negra.



Praia dos Artistas
Praia dos Artistas - Natal


      

      Com boas ondas a praia é propícia para a prática de surf. Tem como característica a vida noturna que é bastante agitada. Ao longo de sua orla possui muitos bares, hotéis, restaurantes.




Praia do Forte
Praia do Forte - Natal



    

     Localizada a 5 Km do centro, possui ondas calmas com piscinas naturais. Propícia para a prática de windsurfe e banhos. Encontra-se o forte dos Reis Magos, erguido sobre recifes na foz do Rio Potengi.




Parque das Dunas
Parque das Dunas - Natal


   Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados é uma reserva de 1.172 hectares de Mata Atlântica situada no coração da cidade de Natal. O acesso ao Parque das Dunas se dá pelo Bosque dos Namorados. Existem três trilhas no Parque das Dunas, divididas por níveis de dificuldade, e que permitem ao visitante conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do parque. São elas: Trilha Peroginha, Trilha Peroba e Ubaia Doce.




Tibau do Sul



Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade local. Quem visitar Tibau do Sul poderá constatar que a mata Atlântica se junta ao rio e ao mar, mistura-se com coqueiros fazendo da cidade um dos mais belos cartões postais do Brasil. 

   Esse show de diversidade proporcionado pela natureza, rendeu ao local uma variedade de passeios, que vão do simples caminhar à pé pela praia ou à cavalo, de bike, de buggy, passeios marítimos (de caiaque, de barco, de vela) ou mesmo aéreos (de fliyngboat).


Principais Pontos Turísticos de Tibau do Sul 




Praia da Pipa
 

      
      A Praia da Pipa é famosa por sua beleza e por suas águas mornas e claras. Tem uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação. Possui ainda a Vila de Pescadores, Caminhada Ecológica com Muralha de Falésias onde esconde o grande santuário ecológico e passeio de barco.




Praia de Tibau do Sul


    A praia de Tibau do Sul é ideal para se passear com a família  é uma praia tranquila que possui ondas fracas e areia branca. Na parte mais sul, a praia é abrigada sob falésias altas, bastante sossegado


























sábado, 19 de outubro de 2013

Brasil- Rio Grande do sul 2


Continuação..


Casa de cultura Mário Quintana

Casa de Cultura



   É  um dos centros culturais mais importantes do Brasil e está sediado no prédio do antigo Hotel Majestic, local onde o poeta gaúcho Mario Quintana morou entre os anos de 1968 e 1980. Por sua estrutura arquitetônica  (construída em estilo barroco no início do século) e agenda de atividades, recebe, mensalmente, a visita de mais de 40 mil pessoas.




Palácio dos Festivais 









      O Palácio de renome internacional destaca-se por sediar um dos maiores eventos cinematográficos do país: O Festival de Cinema de Gramado. 
   O evento recebe celebridades e cinéfilos do Brasil e América Latina e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem. 
     A estrutura do Palácio dos Festivais, em estilo colonial, se sobressai com a fachada ornamentada pelo Kikito. Confeccionado pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld, o Kikito é o prêmio máximo do Festival, simbolizando o deus do humor. 

A sala de projeção possui variada programação durante o ano com exibições de filmes sextas, sábados e domingo, às 20h30. Durante as férias de verão e inverno, as sessões são exibidas diariamente, às 20h30.

Capacidade:


1100 Lugares.

Características:

  • Aceita reserva para eventos
  • Acesso a portadores de necessidades especiais
  • Segurança

Aberto desde:


Fevereiro/1967





Belvedere Vale do Quilombo

    O vale do Quilombo pode ser visto no Belvedere, na estrada que liga Gramado a Canela.



     Para os que gostam de aventura, uma boa opção de passeio pelo interior do Vale do Quilombo é conhecer o Refúgio da Familia Sperry. Num passeio pela mata nativa, você verá a beleza de cinco cachoeiras, além de animais silvestres e uma flora inagualável.

     O Belvedere Vale do Quilombo é um ponto turístico lindo para ser visto tanto em dias de Sol, quando podemos ver todo o seu interior, ou então em dias de cerração, onde o vale fica lindo, coberto pelo fenômeno natural típico da Serra Gaúcha.

     O Vale do Quilombo não é um parque e não tem custo para visitas; fica perto do Aldeia do Papai Noel, onde do alto mostra uma vista exclusiva do Vale. Vale a pena conhecer.



Endereço: Av. das Hortênsias

Fone: Não tem

Horário de funcionamento: Livre

Ingresso: Livre
Localização: Avenida das Hortênsias, próximo da Aldeia do Papai Noel, estrada Gramado-Canela.

Missões

      O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no pequeno município de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.

      Segundo Roberto Distéfano, consultor da Unesco, "As ruínas da igreja de São Miguel são tão importantes quanto às do Coliseu e da Acrópole e o testemunho mais imponente e bem preservado da arquitetura jesuítica missioneira." O sítio é considerado Patrimônio Mundial pelo UNESCO desde 1983.

Praias 


      O Litoral Gaúcho é o destino de milhares de turistas durante o verão. Praias de mar, de lagoas e de rios, dunas e encostas formam o cenário ideal para a prática de esportes e atividades náuticas. Piers e plataformas, encontrados em praias dos litorais norte e sul, são ótimas opções para pesca, confraternização e descanso.
       O Litoral Norte é conhecido, ainda, pela badalação da vida noturna, com festas, shows e festivais que acontecem durante a temporada. Na região sul do Estado, estão as praias da Costa Doce e o maior complexo lagunar da América Latina, formado pela Laguna dos Patos, a Lagoa Mangueira e a Lagoa Mirim.

Localização

Torres fica a 200 km de Porto Alegre, cerca de 2h30min de viagem
São Lourenço está localizado a 200 km de Porto Alegre, cerca de 2h30min de viagem

Atrações

Sol, praia, natureza, esportes aquáticos, turismo náutico, entretenimento e eventos.