domingo, 13 de outubro de 2013

Brasil- Mato Grosso do sul



    Olá, hoje vamos conhecer alguns dos pontos turísticos do Mato Grosso do Sul 

Abismo Anhumas




         O Abismo Anhumas é uma caverna á 23km de Bonito Mato Grosso do Sul, Brasil. O acesso é por uma fenda que existe na Rocha através de técnicas verticais em Rapel.   
São 72 metros de descida vertical, até o deck sobre o lago de água cristalina. Que atinge 80m. de profundidade. A descida oferece uma visão única e panorâmica da caverna tendo a sensação de estarmos dentro da Terra.
           No lago dezenas de cones de calcário preenchem o seu entorno, com formações que atingem 19 metros de altura. 

        Podendo ser observadas no passeio que é realizado de bote. Os mergulhadores certificados, podem ir um pouco mais fundo, até os 18 metros.Na parte seca há um salão com espeleotemas, de uma beleza memorável que a natureza vem esculpindo a milhares de anos. 


sobre o abismo 


       O Abismo foi totalmente aberto à visitação em 1999, com o início das pesquisas, treinamento e capacitação de pessoal, oferecendo toda segurança necessária adotando uma Política Ambiental. O Abismo Anhumas tem sua operação turística monitorada, garantindo sustentabilidade na exploração e visitação da caverna causando o menor impacto possível. 
   Está política recomenda que somente 18 pessoas participem da aventura por dia. Lembre-se de reservar com antecedência. Para a atividade do rapel é necessário treinamento prévio com os monitores realizado em Bonito.
     Uma Lagoa de águas azuis  que impressiona por sua incrível transparência e profundidade.Situada em Jardim, cidade próxima á Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco de 75 metros de profundidade.

lagoa misteriosa

  

Curiosidades sobre a Lagoa Mistérios

  • A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água (Registro de Gilberto Menezes de Oliveira em 1998).
  • Após mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa realizado em Agosto de 2008 (e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica de que a caverna começa onde a profundidade se sobrepõe a largura do conduto) chegou-se a conclusão de que a cavidade Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, o qual é conhecido como Col. Assim, tem-se que a cavidade natural Lagoa Misteriosa é uma cavidade de gênese freática inundada, com feições em formato de túnel, que começa a cerca de 5,5 m. de profundidade da superfície da Lagoa.
  • As cavernas de gênese freática, isto é, de formação causada pelo fluxo d'água, são “formadas abaixo do nível freático de modo que todas as suas fraturas encontram-se alagadas. O fluxo de água e, conseqüentemente, a dissolução que ocorre em todos os pontos do conduto são responsáveis pela sua forma. Devido a sua gênese as cavernas ou condutos freáticos não possuem depósitos minerais frágeis (espeleotemas).”
  • O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.
  • A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.


Barra do Sucuri


turistas nadando em Barra do Sucuri

Por que Barra do Sucuri?

Ao encontro de dois rios, dá-se o nome de “barra”. O Rio Sucuri deságua no Rio Formoso justamente no ponto em que é feito o treinamento para adaptação dos equipamentos (único local onde é permitido tocar o fundo do rio). A diferença entre os dois rios é nítida, uma vez que o Rio Sucuri é bem mais cristalino. Um espetáculo à parte já no início do passeio. Daí o nome Barra do Sucuri.
Localizado em Bonito-MS, o Barra do Sucuri é um passeio de barco com flutuação no Rio Sucuri. Lá, o turista tem a oportunidade de fazer dois passeios em um: o contemplativo, onde conhece todo exterior do Rio Sucuri através do passeio de barco, e o participativo, que é a flutuação. A flutuação é um momento à parte, onde é possível se desligar de todo mundo exterior e apreciar toda beleza do terceiro Rio de águas mais cristalinas do planeta! Um aquário natural repleto de Curimbatás, Piraputangas, Dourados, Mato Grosso, entre outros. Os jardins subaquáticos são enormes e a visibilidade é de dezenas de metros, devido a cristalinidade da água.
    O Rio Sucuri é um rio pequeno em sua extensão, possui aproximadamente 1900m, dos quais são utilizados 1.300m para o passeio, já que não é permitida a flutuação na nascente.
    Só há um trajeto para a flutuação, espaço este que é utilizado também pelo Barra do Sucuri.
Distância: 17km

Duração: 2 horas

Valor em baixa temporada: R$ 79,00 (incluso taxa do guia, seguro de acidentes pessoais e todo equipamento para a flutuação: máscara, snorkel, sapatilha e roupa de neoprene e colete salva-vidas).
Valor em alta temporada: R$ 95,00 (incluso taxa do guia, seguro de acidentes pessoais e todo equipamento para a flutuação: máscara, snorkel, sapatilha e roupa de neoprene e colete salva-vidas)


Gruta do lado azul


        Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

          Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

Morada das Baias 




   A Morada dos Baís foi construída entre 1913 e 1918, tornando-se um dos primeiros sobrados em alvenaria de Campo Grande e servindo de moradia para a família de Bernardo Franco Baís. A partir da década de 40, a administração do local passou para Nominando Pimentel, que transformou a casa em pensão. Um incêndio consumiu o piso original do lugar, que passou a ser centro comercial em 1970. 

     Tombada como Patrimônio Histórico em 1986, a morada foi restaurada em 1994, quando afrescos foram recuperados. Desde 1995, o lugar se tornou centro cultural aberto ao público, de terça a domingo, dispondo de setores de informação e exposições de artes mantidos pela Fundac, Sebrae e algumas universidades. São três salas reservadas para mostras, espaço de apresentações musicais, restaurante e o espaço Lídia Baís, filha de Bernardo e uma das primeiras artistas da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário