Oii gente, que tal falarmos sobre Curitiba, com suas lindas áreas verdes.
Visitar os parques de Curitiba faz parte do cotidiano dos curitibanos. Para os visitantes da cidade, é uma experiência inesquecível.
Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada.
A qualidade dos parques municipais, junto com os programas de educação ambiental e de reciclagem de lixo, fizeram Curitiba merecer o título de Capital Ecológica do Brasil.
1º Parque Tanguá-

Jardim Poty Lazzarotto, na parte superior do Parque Tanguá.
Inaugurado em 1996,o Parque Tanguá surpreende por sua beleza . Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas.
O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui Possui dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé.
O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.
2º Parque do Passaúna-

![]() |
| turistas no mirante do parque. |
O Parque Municipal do Passaúna é um dos mais belos parques de Curitiba. Lugar para relaxar, caminhar e sentir a natureza.
Desde 1980 o local tem seu meio ambiente protegido. O parque foi inaugurado em 1991, com 6,5 milhões m² de área. Cerca de metade dessa área é tomada pelo lago da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna, que abastece parte da cidade de Curitiba. A construção da represa inundou as instalações de antigas olarias, cujas chaminés ainda podem ser vistas no Parque.
A fauna da região é rica e variada, com muitas espécies de animais. Garças, mergulhões, canários, biguás, capivaras, tatus, jaçanãs e mesmo jaguatiricas podem ser eventualmente observadas na mata local.
O Parque possui uma trilha ecológica de 3,5 km, beirando o lago. Possui, também, Estação Biológica, ancoradouro de barcos, parque infantil, pontes de madeira, churrasqueiras e um mirante de 60 m de altura, em relação ao nível do lago.
3º Bosque do Papa

Inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II (1920-2005), a Curitiba. O Bosque do Papa, como é mais conhecido, envolve uma área de 48 mil m², onde existia uma antiga fábrica de velas. É cortado pelo rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias. Um ambiente agradável acolhe os visitantes do Bosque.
O Memorial da Imigração Polonesa, em Curitiba, está instalado nas clareiras do Bosque. Reconstitui-se o ambiente em que viveram os pioneiros imigrantes poloneses, que chegaram em Curitiba por volta de 1871. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes.
4º Parque Barigui

O Barigui é um dos maiores e o mais frequentado
parque de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui.
Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.
O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.
A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.
6º Ópera de Arame

A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.
O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.
7º Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. Inaugurado em 1995, ano em que se comemorou o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba.
O conjunto do Memorial é composto, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.
Festas típicas e apresentações folclóricas acontecem no Sábado de Aleluia (a Benção dos Alimentos). Em agosto, a Festa Nacional da Ucrânia. Em outubro, a Festa da Colheita. Em novembro, a Festa de São Nicolau.
8º Bosque Alemão
Inaugurado em 1996, o Bosque Alemão homenageia a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba. É um memorial a esses imigrantes que chegaram na cidade a partir de 1833 e muito contribuíram para o estilo de vida dos curitibanos.
Ocupa 38 mil m² de área no bairro Jardim Schaffer. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.
O Bosque é rico em atrações. O Oratório Bach, uma sala para concertos musicais. A Torre dos Filósofos, com um mirante. A trilha João e Maria. A Casa Encantada, com uma biblioteca infantil. A Praça da Cultura Germânica. Além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.
9º Passeio Público
O Passeio Público é o parque mais central e o primeiro de Curitiba. Inaugurado em 1886 com cerca de 70 mil m² de mata natural, nas margens do rio Belém. Na época sua iluminação era feita por lampiões alimentados por azeite de peixe.
No século 19, foi por algum tempo o Jardim Botânico de Curitiba. Foi, também, o primeiro zoológico e, até hoje, possui alguns animais em cativeiro, além de um aquário.
O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.
10º Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço foi Inaugurado em 1972, com 204 mil m² de área. Sua criação ocorreu após uma enchente do rio Belém, em 1970, que provocou o rompimento da represa de São Lourenço, paralisando um curtume e a fabrica de cola, que funcionavam no local. O Parque surgiu com as obras de contenção de cheias e de recuperação da área.
Nas instalações da antiga fábrica funciona hoje o Centro de Criatividade de Curitiba . O Parque conta ainda com pista para carrinhos de rolimã, churrasqueiras, cancha de vôlei, ciclovia, parque infantil e muita área verde.
11º Parque Barreirinha

Um belo parque de Curitiba, com uma área de 275 mil m² e três lagos. Foi transformada em parque em 1972.
Sua flora é repleta de araucárias, aroeiras, canelas, bracatingas, pés de erva-mate e outras espécies nativas. Aves e pequenos animais também frequentam o parque.
Anexo ao parque está o Horto Municipal, onde se desenvolve pesquisas científicas e produção de espécimes vegetais.
As instalações do parque também incluem biblioteca infantil, cabana rústica, play-ground, lanchonete e churrasqueiras.
O bairro da Barreirinha, onde fica o parque, é marcado por contribuições culturais de imigrantes poloneses. A região fazia parte de um núcleo colonial polonês, no início do século 20.

Nenhum comentário:
Postar um comentário