sábado, 19 de outubro de 2013

Brasil- Rio Grande do Sul

    Olá pessoal,hoje eu vou falar sobre o Rio Grande do Sul, mas vou fazer mais de uma postagem ok?!


O que fazer em Porto Alegre ?


Parque moinho de vento


        O Parque Moinhos de Vento é contornado pelas ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Comendador Caminha, Quintino Bocaiúva e cortado pela Av. Goethe.
   O Parcão, como também é conhecido pelos porto-alegrenses, foi oficialmente criado em 1972, possui 115 mil metros quadrados e localiza-se no sofisticado bairro que leva o mesmo nome.


    O topônimo "moinhos de vento" lhe foi atribuído em virtude da existência, em sua área, de moinhos que transformavam o trigo em farinha. 

      Um fator positivo para o desenvolvimento do bairro foi a abertura do Prado Independência (hipódromo) em 1894. Sua remoção para o bairro Cristal, em 1957, propiciou a implantação do Parque Moinhos de Vento.

    Hoje, centenas de pessoas são atraídas ao local para a prática do cooper, em contato direto com a natureza ou nas pistas de 400, 650 e 1.100 metros. A infra-estrutura esportiva oferece, ainda, campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e mesa de ping-pong.

        A sede administrativa, uma réplica de moinho, é cercada por um largo artificial e uma mini-cascata possibilita a vida aquática para a fauna composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes.

    O Parque também conta com playground e com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, que possui cerca de mil livros (inclusive com títulos em braile). A Biblioteca promove recreação aberta por jogos educativos, oficinas de artes plásticas e programação cultural.


  


Parque farroupilha 




   Uma dos parques preferidos dos porto-alegrenses, o Parque Farroupilha, mais conhecido comoRedenção, atrai milhares de pessoas principalmente nos finais de semana. Aos sábados pela manhã, a feirinha de alimentos orgânicos é uma das atrações. No domingo, a partir das 9h, o grande palco é o Brique da Redenção, com dezenas de bancas vendendo objetos de arte, antiguidades, artesanato, lanches, discos, livros e muitos outros produtos. A Redenção costuma ser palco de grandes eventos livres, como shows e concertos.


      A área foi doada à cidade em 1804, pelo governador Paulo José da Silva Gama. Desde então, o local já foi utilizado por militares para fins comerciais e chegou a servir de cenário para o movimento de libertação dos escravos. Nessa época, aliás, começou a ser chamado de Campo da Redenção, fato que lhe rendeu o apelido de Parque da Redenção.

    Além das feiras de sábado e domingo, em toda sua extensão há outras atrações para frequentadores de todas as idade: pista de atletismo, aparelhos de ginástica, playgrounds, pedalinho e bondinho para passear pelo parque.

   Uma das atrações que as crianças adoram é o minizoológico. 





Parque Estadual de itapuã 



         Caracterização:O Parque Estadual de Itapuã, criado em 1991, é uma Unidade de Conservação da Natureza (Lei Federal n° 9.985/2000) que guarda uma das últimas amostras dos ambientes naturais da região de Porto Alegre. Abrange cerca de 5.570 hectares, onde se encontra uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias de água doce, dunas, lagoas e banhados, bem como um número significativo de espécies raras e ameaçadas de extinção: cerca de 40
espécies de répteis, 30 espécies de anfíbios, 200 espécies de aves incluindo as migratórias, e um expressivo número de espécies de mamíferos, entre estes a jaguatirica, a lontra e o bugio-ruivo.
Este último foi adotado como símbolo do Parque Estadual de Itapuã.



Localização: O Parque Estadual de Itapuã situa-se na região metropolitana de Porto Alegre, no município de Viamão.

Como chegar:
Partindo de Porto Alegre
De carro:
- pelo bairro Glória, pela av. Oscar Pereira e Costa Gama;
- De ônibus:
- partindo de Porto Alegre, a linha é Viamão/Farol de Itapuã (Fone 51 -3485-4070), que tem seu ponto de embarque no Centro da cidade, na travessa Francisco Leonardo Truda (entre av. Mauá e rua Siqueira Campos). O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas.
Partindo de Viamão
- pelo Cantagalo ou estradas Acrísio Prates e Ricardo Vieira Barcelos.
Outros acessos:
- RS-020 – liga Cachoeirinha a Porto Alegre;
- BR-116 – liga Canoas a Porto Alegre;
- BR-290 – liga Eldorado do Sul a Porto Alegre;
- BR-290 – liga Osório a Porto Alegre;
- RS-040 – liga Viamão a Itapuã.




Palácio Piratini




      Sede do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini foi construído no mesmo lugar onde situava-se o Palácio de Barro, que por 107 anos foi a casa do governo gaúcho. O Piratini é um marco de relevância histórica, política e cultural. A edificação de influência neoclássica foi inspirada no Petit Trainon, de Versailles, segundo alguns pesquisadores. 

     Na entrada principal, entre as alas governamental e residencial, esculturas representam a Agricultura e a Indústria, na fachada e o grupo escultórico intitulado A Primavera, adornam o jardim. As obras foram confeccionadas pelo artista francês Paul Landowski, criador do Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro. 

      O Palácio serviu de cenário para importantes fatos que marcaram a história brasileira e gaúcha do século XX. O local recebe visitas mediante agendamento, inclusive disponibiliza equipes de guias poliglotas.

Horário de atendimento:


De segunda a quarta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Quinta, das 9h às 11h30. Sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Características:

  • Acesso a portadores de necessidades especiais
  • Ar condicionado
  • Segurança
  • Visita Guiada

Aberto desde:


Maio/1921

















Nenhum comentário:

Postar um comentário